segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A comunicação pública: além dos políticos e dos partidos



No momento em que a União Européia passa por mais uma crise, desta vez provocada pela quebra da Grécia e pela imagem, principalmente política da Itália, os principais comunicadores públicos europeus se reuniram em Veneza, em 10 e 11 de novembro.

A reunião aconteceu no âmbito das comemorações dos 25 anos do Club of Venice, organização fundada em 1986, pelo professor italiano Stefano Rolando,  para integrar e fomentar o diálogo daqueles que pensam e fazem a comunicação pública da Europa.

Neste ano, a reunião teve como tema principal os aprendizados, os desafios e as perspectivas que a comunicação, que tem os cidadãos como razão de ser, tem pela frente, principalmente em um momento como o da crise européia.

A maioria dos palestrantes que falaram na Sala Monumental da Biblioteca Marciana, na Praça San Marco, fez questão de destacar que o cidadão tem o direito na sociedade democrática e digital à comunicação digital, o que significa nenhum tipo de barreira à mídia social, e  wi-fi abrangente.

Veneza é um exemplo de digitalização pública, como destacou na abertura da reunião o prefeito da cidade, Giorgio Orsoni. A cidade, quase imemorial, já é também uma cidade do futuro, quando olhada pelos seus recursos de comunicação digital ofertadas aos venezianos e seus milhões de visitantes.

O que se destacou, também, na reunião do Club of Venice é que a comunicação pública tradicional se cristalizou em propaganda de Estado. O que tem representado uma informação que os políticos e os partidos, usando recursos humanos e tecnológicos públicos, despejam na cabeça dos cidadãos, com o objetivo, quase explicito,  de se perpetuarem no poder. É esta comunicação de Estado manipuladora de fatos e números que está sendo responsabilizada aqui como uma das produtoras dos rombos nas contas públicas da Grécia e da Itália. Políticos, com a ajuda das máquinas de comunicação estatais e da mídia de massa controlada, maquiaram balanços até faltar dinheiro para pagar as contas do dia-a-dia.

A hora do branding público
 
Diante de uma comunicação de Estado questionada por uma realidade comunicacional em que todos, usando smartphones e redes sociais, se comunicam com todos, os comunicadores públicos que integram o Club of Venice defendem o branding público. Uma comunicação que valoriza os patrimônios simbólicos das sociedades, além dos estereótipos e da visão estritamente mercadológica, muitas vezes étnicos, econômicos,  territórios, etários e de gêneros. O chamado branding público quer comunicar e enraizar nas sociedades européias o direito dos cidadãos à informação pública transparente e temas importantes para sociedades, integradas por massas de imigrantes, velhos e jovens, como a solidariedade intergeracional, o voluntariado e uma visão cosmopolita do mundo.  É por isso que comunicadores brasileiros foram convidados, pela primeira vez, para falar no Club of Venice sobre a globalização da comunicação e a visão que os brasileiros têm da Europa.

Fonte:  Paulo Nassar

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