quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comunicadores como mestres-cuca



Cozinheiros seguem receitas, mestres-cuca as transformam. De nada adianta uma receita sem o talento e a mão do chef. Da mesma forma, não adianta ter informações se não soubermos o que fazer com elas, sem acrescentar aquele ingrediente secreto e transformá-las em conteúdos, conceitos e significados.

Nas mãos de comunicadores talentosos, os ingredientes informativos são aprimorados e acrescidos de sentidos através de uma porção de criatividade. Eles associam e misturam ingredientes especiais até atingir a deliciosa técnica de se expressar, saindo um discurso fresquinho, recheado de sentidos!

O sentido é o tempero mais caro que existe na arte culinária da comunicação. É ele que dá o toque especial na preparação e na degustação de qualquer mensagem. O ingrediente secreto que dá liga à massa de informações desconexas e que oferece um sabor diferenciado e especial. Até mesmo em simples sopas de letrinhas.

Um bom mestre-cuca é um artífice que cativa pela língua. Mas ele não nasce sabendo fazer um prato irresistível e suculento, daqueles de dar água na boca. Para ser bom, ele precisa de talento, dedicação, bom gosto, conhecimento e uma coleção de livros de receitas gastronômicas.

Um bom comunicador é um artífice que cativa pela Língua. Mas ele não nasce sabendo fazer uma mensagem fluente e irresistível, daquelas de dar brilho nos olhos. Para ser bom, ele precisa de talento, dedicação, conhecimento e uma coleção de livros de receitas teóricas, noticiosas, modernas, além de culturais e poéticas.

O comunicador precisa conhecer de tudo um pouco e interessar-se pelos mais diferentes assuntos e obras para ter matéria-prima suficiente para associar ideias e, com isso, ser criativo e gerar sentido.

Bons cozinheiros são eternos aprendizes da alquimia culinária. Eles colocam a mão na massa, fazem misturas, associando sabores, cores e aromas para transformar ingredientes em um magnífico prato, recheado de prazeres, capazes de causar uma experiência positiva e memorável a quem o saboreia.

Bons comunicadores são eternos aprendizes da alquimia discursiva. Eles colocam a mão na massa, fazem misturas, associando expressões, pensamentos, memórias e conceitos para transformar palavras em um magnífico discurso, recheado de sentidos, capazes de causar uma experiência positiva e memorável a quem o saboreia.

O comunicador de qualidade conhece o gosto de seu público e sabe fazer, especialmente para ele, associações de ingredientes vocabulares na medida certa, sabendo também o ponto de “tirar do fogo” o discurso, publicando-o, quentinho, prontinho para aconselhar, envolver, encantar e vender uma ideia.

Agora, aproveite suas habilidades para aprimorar esta receita de como fazer um delicioso e nutritivo discurso recheado de sentidos. Bom apetite, leitor:

Os ingredientes da boa comunicação

Para se fazer um discurso recheado de sentidos, você vai precisar de:
-porções generosas de conhecimentos, conteúdos e ideias
-1 porção de talento
-1 pitada de criatividade
-1 proposição
-argumentações de qualidade
-porções generosas de sentidos

Modo de fazer

Primeiro, pré-aqueça todos os conhecimentos, conteúdos e ideias dispostos em sua mente. Faça associações e adaptações até dar o ponto de liga do que a empresa deseja comunicar com o gosto do público. Acrescente uma proposição que traduza os valores da empresa e ponha uma pitada de criatividade para envolver. Seja criativo, use o que tiver à mão, desde que possa ser relacionado e adaptado ao produto, serviço ou marca referente.

Reserve.

Prepare o recheio. Muito conteúdo e significado. Mas que sejam arejados. Deixe a mensagem fluir, respirar. Seja denso, porém objetivo. Seja claro. Afirme. Despeje cuidadosamente os argumentos naquela sua proposição reservada, acrescentando sentido até atingir o ponto de envolvimento. Eles devem ser dispostos de maneira fluente, para que fiquem incorporados no conteúdo e realcem os significados. 

Serve bem os públicos da empresa.

Fonte: Emiliana Pomarico Ribeiro

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