quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Use QR Code em sua comunicação



Segundo o Wikipedia, o QR Code (acrônimo do inglês Quick Response) iniciou-se, em 1994, para catalogar diferentes partes de veículos e em 2003 começaram a ser desenvolvidas aplicações direcionadas para armazenar dados em telefones celulares através da câmera fotográfica.

Você já deve ter visto este código em muitos produtos em supermercados, campanhas, anúncios de revistas e jornais e até mesmo em sites, mas talvez não tenha despertado o interesse em saber como tudo isso funciona. É muito simples, rápido e prático. Em poucos minutos você poderá criar seus próprios códigos e começar a usar em seus produtos, serviços e até mesmo com seu público interno.

O QR Code são códigos 2D cada vez mais utilizados em campanhas de marketing e que podem ser escaneados pela maioria dos aparelhos celulares e tablets. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Imagine espalhar códigos pelos corredores da empresa onde, ao serem escaneados pelos funcionários, mostrarão mensagens que poderiam talvez não serem lidas se fossem colocadas no jornal mural. É um modo “divertido” e interativo de enviar ao receptor mais informações sobre um produto ou campanha, levando-o a um link que lhe entregue algum conteúdo onde ele mesmo despertou a curiosidade e interesse em saber o que estaria “escondido” por trás daquele código.


Alguns dados históricos

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop em dezembro de 2007. Mais tarde a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR em novembro de 2008. A Revista Galileu, da Editora Globo, também aderiu QR para que o usuário tivesse acesso a informações extras através do seu celular.

Também em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel, a Volkswagen aproveitou o código para uma pequena ação em seu estande.

O Jornal A TARDE, da cidade de Salvador - Bahia tem usado o QR Code desde 10 de dezembro de 2008. Foi o primeiro jornal impresso no País - reconhecido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) - a utilizar o código em suas páginas como selo integrador de mídias; levando o leitor do papel-jornal ao dispositivo móvel (celular).


Como criar seus códigos

Passo 1 – Selecione o link para qual você deseja redirecionar o receptor de sua mensagem. Por exemplo: http://www.aberje.com.br;

Passo 2 – Entre no site www.goo.gl e insira a URL acima e clique em “shorten”;

Passo 3 – Copie a URL exibida ao lado de “shorten”

Passo 4 – Cole essa URL no endereço do navegador e no final insira “.qr”. Exemplo de como ficará: http://goo.gl/sgRVk.qr;

Passo 5 – Aperte “enter“ e veja a imagem QR Code gerada.

Agora, basta usar a criatividade e inserir essa imagem em sua campanha de comunicação.

Existem diversos aplicativos para celulares e tablets para que você possa escanear essas imagens. Busque por “QR Code” e baixe, gratuitamente. O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa exibirá o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.

Simples, né? Agora, com certeza você está cheio de idéias para o bom uso disso. Mãos à obra e vamos “surfar”, também, nesta onda tecnológica!
 
Fonte: Diego Dias Fávero

Um comentário: