terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como será a narrativa corporativa em 2012?

Qualquer aposta em uma direção pode ser falha. Não existe fórmula comunicacional pronta. Experimente, arrisque. O importante é manter a ética, seguir sua meta, seu coração e trabalhar para gerar uma construção coletiva de saberes. Se a dificuldade for grande, “sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de TV, compre outros jornais... leia outros livros. Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade (...)”. Edson Marques!.

Como nosso bate-papo não segue um caminho linear, deixarei algumas migalhas na floresta, como fizeram João e Maria na fábula infantil. Ligue os pontos do jeito que preferir. A Coca-cola está apostando no diálogo do consumidor como fio condutor da sua narrativa até 2020. Vale conferir o vídeo . Já o Twitter criou um canal de histórias cotidianas (#TwitterStory). Roger Ebert ganhou uma nova voz depois que perdeu a sua capacidade de falar. Dr. Willy abriu o supremo tribunal africano para comunicação direta através do twitter. O jogador Chad Ochocinco fez 66 touchdowns e cobriu 10.000 metros recebendo passes. Mas no Twitter suas estatísticas são ainda mais impressionantes: ele possui mais de 2.8 milhões de seguidores. E ele não é o único jogador no Twitter, mais da metade dos jogadores ativos da NFL estão no Twitter. Nesta primavera ele surpreendeu seus seguidores com um convite para jantar. Mais de 100 seguidores compareceram para comer com o veterano da NFL.

Desde pequenos negócios como restaurantes até organizações multinacionais estão criando páginas ou perfis no Facebook e Twitter para divulgar suas marcas e se aproximar dos consumidores. Companhias americanas como IBM, Universal Music, revista Life e até o próprio Twitter diversificam suas ações também no Tumblr, serviço de blogging que entrou no ar em 2007. Segundo os criadores do Tumblr, até hoje já foram publicados mais de 12 bilhões de posts em mais de 33 milhões de sites cadastrados. Só no segundo semestre de 2010, houve um aumento de 1.500% em relação a 2009. Para o jornalista e pesquisador de mídia, Tiago Dória, o crescimento é o resultado do posicionamento de transformar o Tumblr em uma ‘fábrica de memes’, conteúdos que são viralizados na web. “Tudo começou com Christopher Price, então gerente de comunidades da ferramenta, que resolveu incentivar os usuários a criarem seus próprios memes. Diversos virais na web nasceram no Tumblr”.

Na sua opinião, qual fio condutor liga a Primavera Árabe, o Twitter e os memes? Ficou na dúvida, nem tinha ouvido falar em memes? Então “escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias. Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo (...)”.

Criativo foi Lucas Cabral Maciel, ganhador do prêmio da DM9. Vale acompanhar como foi sua viagem pelo blog ou pela fanpage. Preste atenção que Lucas deixou a sinestesia falar mais alto, não se impôs regras ou planejamento de mídias. Seguiu como um explorador. Walter Benjamin dizia que “um acontecimento vivido é finito, ou pelo menos encerrado na esfera do vivido, ao passo que o acontecimento lembrado é sem limites, porque é apenas uma chave para tudo o que veio antes e depois. Num outro sentido, é a reminiscência que prescreve, com rigor, o modo de textura”. Deixe a memória trabalhar. Esse caráter de comunidade entre a vida e a palavra se apoia no trabalho, no lazer, no dia-a-dia, nas redes sociais da Web. Compartilhamento exige cuidado, emoção. Que venha 2012 com muita energia!

Fonte: Pollyana Ferrari

Um comentário:

  1. Que bom que você gostou (da quase totalidade) do meu poema Mude, cujo começo é este:
    Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.

    Que, aliás, não é de Clarice Lispector.

    Se puder, veja o poema todo, assim como o vídeo e o livro Mude, publicado pela Pandabooks e à venda nas maiores livrarias.

    Detalhes em http://Mude.blogspot.com

    Para o poeta, o importante é encantar o coração do leitor. Mesmo que este suponha ter sido encantado por Clarice Lispector.

    Flores e estrelas...

    ResponderExcluir