sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cultura Empresarial e Comunicação

Uma análise sobre benefícios de se comunicar dentro dos valores da empresa.

Aproveitando a deixa do artigo "Adequação dos Signos e Comunicação Empresarial" continuaremos a explorar as teorias de aprendizagem e o mundo empresarial.

Muitas vezes os valores empresariais aparentemente explícitos não são realmente cultivados nos corredores da organização, ou até mesmo em situações mais formais como reuniões. Para diminuir essa dissonância entre o que foi escrito, planejado e publicado dentro da empresa com o praticado, recorro a uma teoria da aprendizagem para elucidar o problema.

Segundo Vygotsky em sua abordagem sobre "Pensamento e Linguagem" a cultura é uma mediadora no processo de aprendizagem. Nesse processo o conteúdo, a maneira como comunicamos e os comportamentos do grupo são internalizados pelos envolvidos. A partir desse ponto estamos formando uma cultura, uma maneira de pensar, dizer e agir.

Para que os gestores criem uma cultura alinhada com os valores organizacionais eles devem moldar a sua forma de comunicar e agir dentro desses valores, seguindo um patrão entre eles no seu processo social. Claro que o estilo de cada um de comunicar (sua subjetividade) deve ser respeitado, mas a sua postura deve ter um ponto em comum definido pela direção.

Essa harmonia, ou seja, o equilíbrio entre planejado, dito e feito gera um clima de coerência dentro da organização, onde o colaborador sente-se parte de algo realmente verdadeiro.

Existe um ditado "Faça o que eu digo não faça o que eu faço", devo lembrar que esse ditado não existe no repertório dos gestores de sucesso! Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário